top of page

Você sabe o que é Visagismo?

Atualizado: 29 de abr. de 2023

O que você deseja expressar com a sua imagem?


Toda a consultoria visagista gira em torno dessa pergunta.


A grande tendência dos dias de hoje é que busquemos a personalização, especialmente no que se refere a nossa imagem pessoal. Queremos ser únicos, queremos ser reconhecidos e queremos ser belos.


Muito longe de ser considerado futilidade, o estilo de uma pessoa tende a expressar sua personalidade, seus princípios, suas crenças e sua posição social, e, o nosso rosto – principal objeto do estudo – tem grande peso na construção da nossa imagem, justamente por ser a primeira coisa que reparamos no contato pessoal.


Além disso, devemos considerar que o rosto de uma pessoa reflete sua identidade. A pessoa se vê e se reconhece pelo seu rosto, assim como os outros a identificam pela sua imagem pessoal.


As linhas, formas e as cores são a base da nossa linguagem visual, usada para construir toda e qualquer imagem que transmite um conceito. As linhas e formas geométricas são percebidas automaticamente pelo cérebro e, antes que possamos pensar sobre a imagem, objeto, local ou pessoa, reagimos ao seu significado.



Pare e pense: Um palestrante consegue mais empatia e participação do seu público quando as pessoas estão sentadas em semicírculo ao seu redor do que quando estão sentadas em fileira, estilo auditório, porque linhas horizontais são percebidas como barreiras enquanto as linhas curvas são envolventes e transmitem proximidade.


Os traços que estão no seu rosto, da mesma forma, podem aproximar ou intimidar um indivíduo e esta reação pode ser decisiva para alcançar ou perder aquele objetivo pessoal.


O Visagismo começa com a consultoria prestada ao cliente, isso envolve primeiro a análise do formato do rosto e dos traços, seguidos por uma averiguação do seu comportamento, depois passa pela análise da sua personalidade. A consultoria ainda inclui conhecer o seu estilo de vida, suas exigências profissionais, suas necessidades particulares, seus desejos e preferências. O objetivo é conhecer o cliente e descobrir o que ele deseja expressar, para poder criar um estilo que reflita sua realidade interior.


Na consultoria visagista, avalia-se largura e comprimento da testa, formato das maçãs e da mandíbula. Tamanho dos olhos, lábios e pescoço, formato e tamanho do nariz, entre outros. É muito importante para o profissional visagista reconhecer o formato do rosto de sua cliente para definir o tipo de corte e penteados de cabelo que seriam mais adequados para o seu dia a dia.


Após essas análises e alinhado com o desejo de imagem do cliente, o visagista traz sugestões de adequação, que podem passar desde cor e corte de cabelo, formato de sobrancelhas e lábios, uso e cores de maquiagem, acessórios e até formato de óculos de grau e de sol.


A imagem positiva não é conquistada através de exageros, como em roupas de grife e acessórios, mas sim pela valorização das características positivas individuais de cada pessoa. Todos esses elementos são usados para a construção e reforço da imagem que se busca transmitir e cada elemento tem o porquê de estar lá.


O tom da pele ajuda a revelar o temperamento da pessoa e o contraste pessoal contribui para a harmonização estética.

O interessante na construção da imagem pessoal é que ao se aplicar as técnicas de visagismo, a pessoa passa por um processo de autoconhecimento, reconhecendo e expondo seu eu interior, seja pelo formato de rosto, pelas proporções de sua feição, pelos seus traços, pelo seu tom de pele e pela revelação de seu temperamento, destacando seus pontos positivos e negativos, que muitas vezes eram desconhecidos. O ideal é o indivíduo se encontrar dentro dos resultados, melhorando a sua autoestima, seus relacionamentos pessoais e profissionais.



A beleza está diretamente ligada à autoestima, e assim ligada à conquista e ao sucesso.


Quanto melhor a pessoa estiver se sentindo em relação à sua imagem, melhor ela conseguirá lidar com as diferentes situações em sua vida, se sentindo mais confiante e segura. E para o consultor de imagem visagista, não há nada melhor do que trabalhar para melhorar a vida das pessoas, ajudando a se reconhecerem perante sua imagem, melhorando sua autoestima e autoconfiança.


Se você tem interesse em conhecer mais sobre a análise visagista, posso te ajudar a passar por esse processo de autoconhecimento e desenvolver uma imagem autêntica e única.

Entre em contato e vamos conversar.





foto antes e depois visagista do site Mulher Cheirosa.

14 visualizações0 comentário
bottom of page